segunda-feira, 27 de junho de 2005

Leituras

Albert Einstein: uma biografia



Texto dedicado à vida e obra de um homem de excepção, que deixou o seu traço de um modo irreparável nas nossas concepções mais elementares da natureza.

Ao longo das cerca de 300 páginas, os autores procuram trazer-nos uma visão cronológica da vida do físico, cruzando sempre que possível a realização intelectual, com os dramas da existência privada e das convulsões sociais do seu tempo.

Neste trabalho são recuperados momentos marcantes, como o desenvolvimento da ideia quântica, do efeito fotoeléctrico, os modelos do movimento browniano, o desenvolvimento da relatividade restrita e geral. O livro termina com o que aparentam ter sido fracassos sucessivos, ao longo dos últimos trinta anos de carreira de Einstein, onde a mecânica quântica se afirmou e somou sucessos sucessivos apesar do descrédito do físico de Princeton, ou ainda as aparente estradas sem saída que constituíram a abordagem da Teoria Unificado do Campo (TOE). Nos últimos capítulos os autores dão corpo à Teoria das Cordas, sustentando que estas são ainda o resultado da gestação de ideias desenvolvidas na TOE de Einstein.

Livro ligeiro, mas interessante, sem resvalar para o voyeurismo da vida privada.

Einstein de John Gribbin e Michael White, edição Europa-América